Consultora, Gestora e Docente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (ESG)
Chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central do Brasil
Docente e especialista em Educação Profissional para inclusão de jovens, políticas públicas inclusivas e diversidade
Diretor da LRQA
Consultora jurídica, especialista em Direito Público, ESG e mestre em Sociologia Política
Jornalista e coordenadora da Ecos do Meio Comunicação
Ações inspiradoras, não apenas para o cooperativismo brasileiro, mas para toda a sociedade, integram as 12 iniciativas vencedoras do Prêmio ProsperaCoop, criado pela Confebras, com apoio institucional do Banco Central do Brasil, para reconhecer e premiar as melhores práticas de sustentabilidade implementadas pelas cooperativas financeiras do Brasil, alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social e Governance) e Finanças Sustentáveis.
Foram 152 projetos inscritos, em quatro categorias: Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis. A Comissão Organizadora do Prêmio contou com a participação de representantes da própria Confebras, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/UN) e HILLO – Estratégia e Propósito, com consultoria técnica da SPRINT Dados.
Os finalistas do Prêmio ProsperaCoop 2024 foram definidos por um time formado por 22 especialistas voluntários, convidados pela Confebras, e que participaram da Comissão Julgadora, com apoio da SPRINT Dados, de consultores especialistas e de convidados do Banco Central do Brasil, que utilizaram uma matriz de critérios para avaliar, pontuar e classificar os projetos inscritos. A Comissão Julgadora da categoria Meio Ambiente foi formada por Adriana de Puglia, Claudio Filgueiras Pacheco Moreira, Guilherme Malpighi Amado, Iara Lúcia Gomes Brasileiro, Priscila Gama de Oliveira e Rose Campos.
O Prêmio ProsperaCoop integra o Programa ProsperaCoop, que tem o objetivo de difundir a educação e o aperfeiçoamento da gestão, com políticas de governança alinhadas aos pilares ESG. Pelo programa, além do Prêmio, são desenvolvidos cursos, jornadas, cartilhas e outras publicações e ações voltadas ao desenvolvimento da sustentabilidade.
Conheça os três projetos inspiradores (em ordem alfabética), finalistas da categoria MEIO AMBIENTE, cuja ordem de classificação (1º, 2º e 3º lugares) será conhecida apenas na cerimônia de entrega do Prêmio, durante a abertura do 15º Concred – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, no dia 7 de agosto, em Belo Horizonte.
Para promover a sustentabilidade ambiental em nossas cooperativas, envolvendo todas as áreas diretamente impactadas com este tema, foram implementadas estratégias e criados produtos/soluções atrelados à carteira verde, entre eles, o Cresol Siga: financiamento para investimentos em saneamento, infraestrutura e gestão da água. Desta forma, trabalhamos em conjunto com nossos associados e toda comunidade para melhorar o bem-estar das pessoas, igualdade social e redução de riscos ambientais. No projeto foram envolvidas a Equipe da Central Sicoper juntamente com todas as suas cooperativas e agências, em parceria com a ONG norte americana Water.org: A Global Charity for Water & Sanitation. Todos os contratos realizados até então resultam numa carteira de mais de R$23 milhões. De acordo com as métricas da Water.org: A Global Charity for Water & Sanitation mais de 1.660 pessoas de diversas cidades dos estados do RS, SC, MG, MT e PE foram impactadas com estes investimentos em melhorias relacionados à água e saneamento, através deles aumentou a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente.
O Programa Nascente Viva foi desenvolvido pelo Sicoob Credcooper com o objetivo de promover a revitalização e preservação das nascentes por meio da conscientização ambiental, agricultura e pecuária sustentável, manejo integrado de bacias, uso consciente da água e função social, e a interação homem e meio ambiente, focado na agenda 2030 da ONU, em destaque ODS 6 na região de Caratinga. O Programa Nascente Viva no decorrer dos anos tem contribuído veementemente nas práticas de preservação e recuperação de nascentes. Em 2022, tivemos o privilégio de sermos reconhecidos com o troféu ouro no prêmio Somoscoop na categoria “Desenvolvimento Sustentável” pela OCB. Diversos fundamentos qualificam e mostram a eficácia do Programa Nascente Viva. Como resultados podemos citar: recuperação de 44 nascentes na área de atuação do Sicoob Credcooper; implantação de um piloto de pesquisa, monitorado desde 2016; implantação de técnicas de manejo de solo em cerca de 1.000 hectares; doação de 15 mil mudas em parceria com o Instituto Terra, sendo possível reflorestar em média 150 hectares; realização de oito seminários de educação ambiental, 32 palestras acompanhadas com ‘Dia de Campo’ e 96 consultorias de campo, com cerca de 4.300 pessoas impactadas diretamente e 186.316 indiretamente.
O projeto SANEAMAIS foi iniciado em 2021 por meio de colaboração entre a Viacredi e a Water.org: A Global Charity for Water & Sanitation, uma organização global sem fins lucrativos que oferece soluções financeiras para mitigar a crise hídrica global. Pelo SANEAMAIS, a Viacredi oferece aos seus cooperados linhas de crédito com condições diferenciadas para projetos específicos de água e saneamento, como captação de água em poços e nascentes, reaproveitamento de água da chuva, construção e manutenção de fossas sépticas, conexão com redes de esgoto, entre outros. O SANEAMAIS está alinhado com nosso planejamento estratégico, visando aumentar o envolvimento dos colaboradores na comunidade e fortalecer as iniciativas educacionais para cooperados e comunidade em geral. Além disso, o projeto dissemina informações e orientações sobre a importância do saneamento básico e do uso sustentável dos recursos naturais para as comunidades. Até 08/04/2024, foram cooperados atendidos 2261, com 3228 contratos efetivados, totalizando R$30 milhões liberados. Destaca-se o êxito do programa ao superar as metas previstas. Através de treinamentos, eventos e programas educativos sobre práticas de higiene, conservação de água, gestão de resíduos e a importância do saneamento adequado, temos uma estimativa de que mais de 5.000 pessoas foram impactadas com orientações por meio do projeto.